Promon

Relatório Anual.

Para nós, Santos Dumont é o mais notório dos brasileiros. Sua contribuição para a o desenvolvimento da sociedade é indiscutível. Em 2002, a Promon contratou a equipe de design da Guimarães para criar seu relatório anual 2001. Agora, em 2016, reeditamos uma versão do projeto gráfico  onde texto escrito pelo próprio Dumont (leia abaixo) é trabalhado tipograficamente.

Eu vos falei do comércio e da dificuldade do seu desenvolvimento, da facilidade de transporte e comunicações e do incremento das relações amistosas. Estou convencido que os obstáculos de tempo e distância serão removidos.

As cidades exiladas na América do Sul entrarão em contato direto com o mundo de hoje. Os países distantes se encontrarão, apesar das barreiras de montanhas, rios e florestas. Os Estados Unidos e os países sul-americanos se conhecerão tão bem como a Inglaterra e a França se conhecem. A distância de Nova York ao Rio de Janeiro, que é agora de mais de vinte dias de viagem por mar, será reduzida a 2 ou 3 dias. Anulados, o tempo e a distância, as relações comerciais, por tanto tempo retardadas, se desenvolverão espontaneamente. Teremos facilidades para as comunicações rápidas. Chegaremos a um contato mais íntimo. Seremos mais fortes, nos nossos laços de compreensão e amizade.

 

Tudo isto, Srs., será realizado pelo aeroplano. (...)

Santos Dumont, na conferência “Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas”, realizada em Washington e posteriormente reapresentada no Segundo Congresso Científico Pan-Americano, em 4 de janeiro de 1916, no Chile, a convite da Diretoria do Aero Club da América

Links relacionados

Voltar ao topo de página

Saiba como fazemos, conheça nossos métodos e ferramentas.

© 2018 ElásticaDesign LTDA - Direitos reservados.